quarta-feira, 12 de março de 2014

Um panorama sobre os amistosos do Brasil




No último dia 05 de março, várias seleções que irão participar da Copa do Mundo no Brasil, estiveram em campo, para realização de jogos amistosos com o foco voltado para a competição. Poderíamos até observar isso como uma forma de acertar os eixos de uma ou outra seleção que ainda necessita de alterações táticas. No mais, observo como jogos desnecessários, principalmente os que até o momento, foram realizados pela Seleção Brasileira, que a meu ver, serviram apenas para rechear os cofres da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Esses jogos realizados pelo Brasil até o momento, em nada, serviram para a preparação da nossa Seleção. Em miúdos, apenas tiveram como foco principal, um grande espetáculo para o mundo, e até nesse aspecto a Seleção Brasileira ficou devendo. Grandes espetáculos são dados com grandes atores, seleções sem nenhuma expressão no cenário esportivo não agregam nada em coisa alguma.
Jogar contra a África do Sul, sem desmerecer a seleção africana, em nada acrescenta, ou melhor, não ajuda a imaginar a construção de uma única jogada para o sucesso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Afirmar que a África do Sul, por ser uma seleção do mesmo continente, tem um futebol parecido com Camarões é ignorância. Ou será que alguém acha que no Brasil praticamos um futebol igual ao da Venezuela, que já melhorou em muitos aspectos o esporte por lá? É loucura! Simplesmente, bárbara a ilusão que tentam passar para a torcida brasileira.
O Brasil terá como últimos adversários o Panamá e a Sérvia. Meus caros, o que é isso? Panamá, por estar no mesmo continente do México, e a Sérvia também pelo mesmo motivo em relação à Croácia. Sabem no que isso vai dar? Em duas goleadas, que é obrigação da Seleção Brasileira, caso contrário, entra-se mais que desacreditada em uma competição, que segundo querem passar, terá um resultado caseiro.
Salvo alguns torcedores, críticos e com razão, muitos acreditam em um passeio da Seleção Brasileira. Vamos abrir bem os nossos olhos, e observarmos que as coisas vão além-mar, nesse pequeno – grande oceano. Jogando o futebol apresentado no último amistoso, o Brasil não está credenciado a passar da fase de grupos. Se assim, mesmo jogando um futebol pífio, conseguir a classificação, é muita ingenuidade esperar que a Seleção venha ganhar conjunto durante a competição. Não cabe mais essa história de conjunto em seleções formadas como Alemanha, Argentina, França, Inglaterra, Holanda, Espanha, Portugal e Itália.
Uma coisa parece ser factual, não temos seleção para ganhar a Copa do Mundo. É triste! Mas, é a pura realidade, nua e crua, que ecoa nos gramados por onde os comandados de “Felipão” pensam que desfilam. Ao senhor Júlio César, jogar em time sem nenhuma expressão do futebol americano para assegurar vaga na Seleção Brasileira, é nada mais que ridículo. Entretanto, nem o culpo, transfiro toda essa responsabilidade para o técnico, que não parece ter olhos para outros goleiros. E a mesma análise é repassada para os demais jogadores. O que comentar a participação do goleiro em uma pelada no último final de semana?
Seleção é momento, isso quer dizer, na carreira e no clube. Apenas nos últimos anos que consegui ver jogador reserva em seu time ser convocado para a Seleção Brasileira. Um absurdo? Não, apenas heranças da má gestão criada por Ricardo Teixeira na CBF, e pelo futebol cada vez mais refém do capitalismo regido pelos empresários influentes que detêm direitos federativos de vários jogadores.
Para meros torcedores como nós, resta apenas rezar. Mas como não sei rezar para coisas impossíveis, vou ficando aqui à espera de um grande e estrondoso milagre. Então, resta a Neymar e sua trupe, tentar mostrar dentro de campo que toda a desconfiança desse cronista não passa de uma grande desinformação em relação ao mundo do futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário