segunda-feira, 17 de março de 2014

Com maranhense, Brasil conquista ouro nos Jogos Sul-Americanos




O Brasil comemorou mais um título no handebol feminino, neste sábado (15). Com uma vitória arrebatadora contra o Uruguai, por 39 a 13 (18 a 9 no primeiro tempo), nos Jogos Sul-Americanos do Chile, as atuais campeãs mundiais asseguraram o ouro. Como a equipe chegou até aqui empatada em número de pontos com a Argentina, na competição que foi disputada em sistema de pontos corridos, a diferença no saldo de gols iria decidir e as brasileiras fecharam o campeonato com 44 a mais. Além da medalha, o Brasil, que contou com a participação da maranhense Ana Paula Rodrigues, também assegurou uma das vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá.
Tranquila, a equipe entrou em cena contra o Uruguai imprimindo um ataque preciso e uma defesa eficiente. Pouco a pouco, o placar começou a se expandir e foi praticamente impossível para as adversárias tentarem uma aproximação. No segundo tempo foi o momento de abrir ainda mais a vantagem e seguir administrando até o final. O técnico Morten Soubak apostou no elenco que garantiu o título mundial na Sérvia durante quase todo o tempo, com algumas entradas importantes de atletas que se juntaram ao grupo para este campeonato.
Morten comemorou a conquista e diz que o Brasil tirou importantes lições desta competição. "Hoje voltamos a jogar com o nosso estilo e tudo voltou a funcionar bem. A equipe está de parabéns pelo trabalho. Tivemos alguns momentos de altos e baixos nesse campeonato, mas foi muito importante para constatarmos que agora somos o alvo. Mesmo não tendo mais nenhum compromisso oficial este ano, em qualquer amistoso que façamos, vão nos estudar e querer muito ganhar de nós. É algo com que vamos ter que nos acostumar e aprender a lidar", destacou Morten.
Com a vaga assegurada para Toronto, em 2015, a Seleção entra novamente em um período de preparação, pois no próximo ano terá na agenda também o Pan-Americano de Handebol Feminino e o próximo Mundial, na Dinamarca. Além disso, segue com o maior objetivo, que é conquistar uma medalha olímpica, em 2016, no Rio de Janeiro. "Teremos um ano cheio em 2015 e muito importante para nos, pois vamos em busca de um bom resultado no Rio. Este ano não temos mais campeonatos, mas vamos seguir com a preparação para todos estes compromissos", acrescentou o treinador.
A ponta direita Alexandra Nascimento também destacou o momento de aprendizado. "Devemos ressaltar a união do grupo até o final. No jogo contra a Argentina estávamos perdendo e não deixamos de buscar, até chegar ao empate. Essa força brasileira sempre esteve presente. Isso teve um gosto amargo, mas nos ajudou a parar, respirar e colocar o pé no chão, pois o Mundial já passou. Temos que continuar evoluindo. As Seleções, tanto daqui quanto da Europa, estão buscando a renovação e evolução. Temos que fazer o mesmo. Agora as outras nos estudam, assim como estudávamos as europeias antes do título. Isso significa que precisamos inovar e seguir aprendendo, como sempre."
A Argentina fez um jogo equilibrado com o Chile e garantiu a vitória somente nos minutos finais, por 21 a 17. As 'hermanas' ficaram com a medalha de prata e as chilenas com o bronze.
Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário