quarta-feira, 12 de março de 2014

Analogias entre esporte e vida


       
         
A exaltação da vida é algo que deve estar sempre disposto a brotar dentro da rosa mais perfeita, que é o coração. Claro, simbolizado como algo que remete de forma direta aos nossos sentimentos. Cabe-nos fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo para agradecer a dádiva que nos foi concedida, que é viver. É com essa indagação, que acabou me inquietando durante toda a semana passada, que vou aqui dedilhar através de palavras o que penso sobre o (re)nascimento, a proposta de uma nova oportunidade.
A felicidade por ter começado esse novo projeto de Esportizar, através de crônicas poéticas, sobre o universo dos esportes, chegou-me casada com a triste notícia da partida para outro plano da querida amiga, Nathália Azevedo, também colega de profissão, que tive a oportunidade de conhecer quando cursávamos Jornalismo. Não poderia homenageá-la de outra forma, senão, dedicando-lhe essa crônica. Ela simbolizou de forma épica o prazer em viver, e transmitiu essa necessidade através da prosa que redigiu em sua caminhada, e das cores que utilizou para pintar o mais belo quadro da sua coleção: o que expunha a paisagem da sua vida.
Nathália Azevedo deu lições que o esporte conhece bem, que é a necessidade de renascimento e perseverança em busca de melhores resultados que diferenciam os bons dos ruins. Para ser um “atleta de ponta” é necessário ter dedicação, e ela soube utilizar a sua força para manter-se entre os melhores. Em todas as suas batalhas ela sempre se saiu vitoriosa, e por ter destacado-se tanto, recebeu a glorificação da partida para junto do Criador, que recruta os que foram excepcionais para ajudá-lo a conduzir o complexo universo humano.
Vou aqui poetizando com alegria, tendo a certeza que a minha amiga está feliz e orgulhosa pelo enredo que escreveu para o seu “Longa Metragem” (sua história permitiu-lhe ir dos palcos para as salas de cinema). Na excepcionalidade que foi Nathália Azevedo, ela nos ensinou que devemos sempre acreditar que o dia de amanhã será o melhor de nossas vidas; que devemos amar as pessoas com todo o nosso sentimento fraterno; que temos que ser, acima de tudo, pessoas melhores a cada situação que a vida possa apresentar-nos.
Querer mudar, renascer, desfazer-se das escolhas erradas é algo que buscamos diariamente. E essa inquietação também me trouxe a dedicar essa crônica para os amigos do Centro de Atenção Psicossocial, localizado no Monte Castelo, e mantido pela Prefeitura de São Luís. A necessidade de renascimento e a busca por melhores condições de vida são preponderantes dentro do CAPS, onde tudo toma uma dimensão ainda mais significativa. As vitórias são mais comemoradas, o jogo da vida está posto, e os descuidos devem ser evitados. Dentro do CAPS todos são vitoriosos por reconhecerem para si que são doentes e que necessitam de ajuda especializada.
O esporte nos CAPS é trabalhado como atividade terapêutica que busca a reintegração social. Nas entrelinhas, fomenta os valores embutidos nas vitórias e derrotas dentro do esporte. Aprende-se a ganhar e principalmente a perder. Na vitória ou na derrota, devemos observar o que fizemos de bom ou ruim, e após o “jogo jogado” refletir para que possamos superar as nossas falhas e os medos.
Em visita aos meus amigos do CAPS acompanhei a partida de futebol, e o renascimento era visível no semblante de todos. O brilho no olhar de cada homem que estava ali era impressionante, e a poesia aflorou mais uma vez através do pensamento que reflete à frase de autor desconhecido que afirma que “os olhos são o espelho da alma”. Milimetricamente, cada alma estava exposta em olhares que radiavam o renascimento e a escolha por uma vida digna.
O CAPS ensinou-me a respeitar as pessoas e amar ao próximo como se tivesse dimensionando todo o meu amor ao meu próprio ser. Dentro daquela instituição, aprendi a olhar as pessoas por outro prisma, sem o prévio julgamento, ou até mesmo desfazendo-me dos estereótipos criados pela hipocrisia da sociedade. Aprendi que cada pessoa é um universo, e que a vida é pura e simplesmente feita de escolhas.
Por fim, ratifico a necessidade da fomentação da prática de esportes, principalmente nas escolas. Os resultados sociais obtidos através do incentivo à prática esportiva em locais antes dominados pela violência são reais. A recuperação através do esporte é simples, requerendo apenas vontade e desejo dos poderes públicos em oportunizar as condições necessárias para a construção de uma sociedade mais igualitária e digna.
Ao final de toda essa crônica, que talvez não seja vista como esportiva, vou mais uma vez enaltecer a vitoriosa Nathália Azevedo e todos os guerreiros do CAPS. Entretanto, se esporte é vida, e (re)nascimento significa o seu princípio, então, utilizar-me desse conjunto de palavras para homenagear essas pessoas excepcionais não pode ser visto como algo que não nos remeta ao esporte, na sua mais sincera significação etimológica.

Escrever as páginas da vida é algo complexo e, utilizando-me do pensamento de John Locke, que afirmava que “o homem nasce como se fosse uma ‘folha em branco’”, ratifico que cabe a nós a redação do roteiro teatral da nossa passagem por esse plano. Nossas percepções e valores adquiridos no seio da família são extramente importantes na construção do nosso caráter, nas escolhas feitas na vida, e na condução que damos aos nossos princípios básicos de racionalidade e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário