sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

“Ser convidado” ou “colocar-se como convidado”?



A cordialidade com seus convidados deve ser tão milimetricamente pensada, que em infinitos casos, o anfitrião perpassa por dificuldades para poder oferecer conforto ao seu hóspede. Ser anfitrião não é uma tarefa fácil, por isso, é facultada a poucos.  
No caso do futebol, vejo esse viés tomar a mão contrária. Ou talvez eu não saiba mais o que seja “ser convidado” ou “colocar-se como convidado”. Anfitrião não precisa ser poeticamente cortês com quem “coloca-se como convidado”. Nesse contexto eu fico perdido. Afinal de contas Moto Clube e Sampaio Correa foram convidados a participarem da Copa Nordeste, ou convidaram-se eles próprios através da Federação Maranhense de Futebol (FMF) para participarem da competição?
Se ambos foram convidados, não há sentido em aceitar que o Moto Clube custeasse as despesas dos adversários. Sendo convidado a participar da Copa do Nordeste, o Moto e o Sampaio não poderiam passar pela mais abstrata menção de arcarem com as despesas dos times que fossem enfrentar em São Luís. Isso é loucura.
No entanto, se ambos “colocaram-se como convidados” da Copa Nordeste, neste caso, é justo que eles arquem com as despesas dos times que venham enfrentar. O que eu não consigo entender, é a colocação etimológica errônea da palavra “convidado”.
Já nem sei quem convidou e quem foi convidado. Quem se ofereceu e quem foi oferecido. Uma coisa eu posso afirmar: se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não tivesse garantido as despesas do Moto, o rubro-negro maranhense iria amargar despesas de no mínimo R$ 180 mil.

São esses joguetes de bastidores que não conseguimos entender. Confesso que faço um esforço descomunal para desvendar os mistérios do nosso futebol. E assim, o nosso futebol vai caminhando, como diria Lulu Santos “com passos de formiga e sem vontade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário