quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O futebol caminha em ciclos que se encerram e toda início de temporada se reinventam




O tempo é uma constante que tem apenas o sentido da dianteira. Em frente e avante. Por mais que em alguns momentos seja necessário devanear uma “escapadela” ao passado, é impossível reviver em todas as suas sutilezas o que a vida encaixou nos alfarrábios das nossas memórias. A mente brinca de forma torturante em diversos momentos, e sempre nos faz recordar com nostalgia ou desgosto de um período, que inevitavelmente deixou marcas suficientes para serem cutucadas, instigadas e em alguns casos, entendidas.
A imposição de ciclos para facilitar a nossa compreensão de tempo, demonstra que devemos ter propriedade doa decisões tomadas em tempos passados, para que não possamos incorrer em erros semelhantes no presente, que inexoravelmente construirão o nosso futuro.   Essa ideia de recomeço é presente em início de temporada para os times de futebol. A pré-temporada torna visível os nortes que serão seguidos pelos times. Impõe, em sua grande maioria, uma leitura equivocada em relação ao desempenho do clube durante todo o ano. Não podemos medir a (im)possibilidade de ser campeão apenas por alguns amistosos ou conquistas de campeonatos curtos que são utilizados, em sua grande maioria, para testar jogadores que estão se adequando aos novos esquemas táticos que serão implantados pelos técnicos.
Claro, que sou favorável à realização de torneios de início de temporada. Mas, abro os olhos para a empolgação de jogadores em relação a essas conquistas. Torcedores têm todo o direito de estarem eufóricos com seus times, mas quem está dentro de campo, ralando e suando a camisa, não pode deixar-se levar por resultados positivos em início de temporada. Ser campeão é positivo, acalma e suaviza o ambiente de trabalho. Entretanto, é apenas o início de uma temporada, que devido ao calendário de competições será desgastante e exigirá o melhor da condição física e técnica dos atletas em 2015. É notório, que estou referindo-me ao futebol maranhense, principalmente Moto Clube e Sampaio Côrrea, que irão disputar o Campeonato Maranhense, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro das séries B e D.
Os nossos representantes em competições regionais e nacionais sabem que ainda devem suar muito a camisa para encontrar o melhor condicionamento físico e entrosamento de seus atletas. O trabalho será árduo e constante. Não vislumbro grandes perspectivas, principalmente na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Tenho a compreensão que essas duas competições serão importantes para a necessidade de reforçar com peças significativas os elencos de Moto e Sampaio. Não estou aqui desqualificando o plantel dos times, apenas acredito que ambos têm uma competição importante, que é o Campeonato Brasileiro, em suas respectivas séries, para serem conquistados, ou alcançados os acessos às divisões ascendentes. O ano de 2014 pode ser tomado como exemplo, e aqui vamos buscar nos alfarrábios das nossas lembranças os erros e acertos. Podem até dizer que as personagem são outras, mas reafirmo que o desconhecimento do passado nos coloca na condição de repetirmos os erros anteriores.
E assim, dentro do futebol a compreensão e necessidade de uma caminhada cíclica é extremante evidente para o sucesso ou fracasso dos times. Em 2015 teremos um ano ímpar para o futebol maranhense que volta a ser valorizado nacionalmente. Acredito que esta realidade seguirá uma constante na linha temporal do futebol brasileiro, e cabe aos dirigentes dos times maranhenses, torcida e imprensa local, fertilizar, plantar e colher os frutos necessários para manter as condições intrínsecas do sucesso que alcançamos com muito trabalho e valorização do nosso futebol.

Conseguimos primeiro valorizar o nosso “jogo jogado” e só após tivemos a grata satisfação de vê-lo sendo respeitado pelo resto do país. Primeiro aprendemos a amar e respeitar, e só depois desse reconhecimento dentro de casa, é que nos foi apresentada a condição de enxergar o nosso futebol sendo admirado pelos seus feitos. E dessa forma o futebol maranhense vai caminhando; com seus fantasmas, desencontros e acertos. A mistura de uma grande enciclopédia futebolística é a síntese da grandeza do nosso esporte mais querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário