terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Por que Kleber Pereira não é convocado para a Seleção Brasileira de Futebol?

Eu acompanho a carreira de Kleber Pereira desde quando ele começou a despontar no Moto Club, no final da década de 90. O engraçado é que nunca fui motense, mas ia com uma freqüência enorme aos jogos do Papão. Tempos bons aqueles, em que o Moto fazia campanhas empolgantes no Brasileiro da segunda divisão. Não posso deixar de salientar que o Sampaio Correa também me fez ir muitas vezes ao Castelão assistir jogos memoráveis pelo Campeonato Brasileiro da mesma divisão, mas em outra época do time do motense.

O importante aqui é mencionar, que mesmo sendo torcedor do Maranhão Atlético Club (MAC), nunca deixei de acompanhar o futebol maranhense, como faço até hoje, em tempos de decadência do nosso futebol. O que quero dizer é que sempre fui um amante do futebol de Kleber Pereira, e pude assistir ao vivo a vários gols do craque.

Lembro-me que na ocasião em que a Seleção Brasileira de Futebol veio ao Maranhão jogar contra a Iugoslávia, senão me falhe a memória em 1998, na partida preliminar o Moto jogou com um time que na ocasião me foge à lembrança, pude ter o privilégio de ver o Kleber marcar um gol de craque, driblando o goleiro de deixando a bola no fundo da rede.

O lance foi magistral e ainda hoje posso ver com clareza aquela obra prima. Pois bem, por onde passou em sua carreira, o atacante maranhense sempre foi artilheiro, e comprovou isso na temporada passada, onde foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Washington e Keirrison. Na verdade os três demonstraram que são excelentes jogadores e já começaram uma briga particular no Campeonato Paulista 09, no qual o Kleber saiu na frente com três gols contra dois de Keirrison e Washington.

Preconceito?

Os três já mostraram que são excelentes jogadores, que sabem fazer gols e que são artilheiros natos, por que Dunga não os convoca? Tenho certeza que não é por ausência de qualidade. Parece que Dunga se fechou para os jogadores que atuam no Brasil. Cada convocação há uma novidade, dessa vez foi a convocação de Felipe Melo (Fiorentina/Itália), que infelizmente não posso afirmar se realmente é um bom jogador. E Adriano, o que fez nessa temporada para voltar para a Seleção? Adriano se transformou em jogador-problema, onde chega cria inimizades e torna o ambiente tumultuado. As noitadas regadas a bebidas e mulheres, acabaram transformando “O Imperador” (título desmerecido na minha singela opinião) em persona non grata em vários clubes do mundo. Poucos times querem investir em uma figura que a cada dia mostra mais que é um jogar em decadência constante. Na última rodada perdeu a cabeça e deu um soco no estomago de um adversário, sendo punido com três jogos de suspensão, o que ratifica a decadência exposta aqui. Mas, isso tudo parece ser indiferente ao técnico da Seleção Brasileira de Futebol.

Na verdade, acho que Dunga está brincando de ser técnico. Não é possível tantos erros e tanta indiferença com os jogadores que atuam aqui. Alguém sabe me dizer quantos jogadores que atuam no Brasil está na lista dos convocados de Dunga?

No Brasil as desigualdades podem ser percebidas em todas as esferas e até mesmo no mundo do esporte, esse que sempre dá prova de que está acabando com essa idiotice. Por mais que Kleber Pereira mostre e faça, tudo isso é indiferente ao técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Aqui ninguém está pedindo para que ele seja titular absoluto da Seleção, mas pelos critérios adotados, tenho certeza que ele deveria ter a sua chance. Entretanto, começo a ficar com dúvidas dos critérios adotados por Dunga, acho que ele já nem sabe mais quais são esses critérios. O que fica claro é que Dunga faz questão de mostrar aos jogadores do Brasil que para serem bons o suficientes para jogarem na Seleção, é necessário jogar fora do Brasil, mesmo que para isso tenha que jogar na Grécia, Rússia, Qatar, Suécia, França, enfim, pode ser até na Venezuela, onde o futebol é só o terceiro esporte do país, o importante é jogar fora do Brasil para chegar à Seleção.

Então amigos, vamos abandonar o Brasil e aceitar as propostas do exterior. Esse é o caminho mais curto para quem quer chegar à Seleção Brasileira de Futebol. Vou confidenciar uma coisa aqui para meus leitores. Desde que comecei perceber que Dunga é um grande brincalhão à frente da Seleção, coloquei-me com um ferrenho contestador e tenho prazer em torcer contra a “Seleção do Dunga”. Por essa razão espero que ele saía o mais rápido possível do cargo mais importante do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário