segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Um breve comentário sobre o futebol brasileiro nesse mês de dezembro

O final do ano está sendo bastante movimentado no cenário futebolístico do Brasil. O São Paulo com méritos indiscutíveis se consagrou hexacampeão brasileiro. Qual é o segredo do São Paulo? O segredo do time do Morumbi está no planejamento, mas não em um planejamento para uma temporada, mas sim para anos. Nessa política, que não é nova, o São Paulo prepara garotos em suas divisões de base para subirem para o time profissional, muito diferente do que outros times fazem, que vêem nas suas categorias de base um possível lucro futuro. E quem comenta futebol já está cansado de falar do São Paulo, Internacional e Cruzeiro (os dois últimos com o mesmo planejamento)? Que nada! É fato que esses times estão bem à frente dos outros no Brasil, e falar de coisa boa no futebol brasileiro, é sempre um prazer.

Na contramão dessa política está o Vasco da Gama, que proporcionou aos seus torcedores neste ano, um verdadeiro filme de terror. Era indigesto ver o time cruzmaltino jogar. Um time apático, sem forças e que estava cheio de medos. Roberto Dinamite fez o que pôde, mas parecia que o “Time da Virada” estava mesmo fadado ao fracasso.

Nem a chegado de Renato Gaúcho, que na minha modesta opinião é um dos melhores técnicos do futebol brasileiro. Entretanto, a segunda divisão me soa como um recomeço vitorioso para o Vasco, como o foi para o Corinthians (mas do Timão falo depois). O time de São Januário irá contar com o apóio irrestrito de sua torcida, e vai tirar forças das arquibancadas para passarem por esse momento de intempéries. E a cidade do Rio de Janeiro está cheia de outdoors com frases contra a atual presidência do Vasco, mas ninguém é mais bobinho no mundo futebol, e nem preciso aqui falar de onde vem o incentivo para tais disparates.

E o Corinthians? Ah o Timão! O time do Parque São Jorge foi buscar no apoio da torcida a motivação necessária para encarar a segunda divisão de forma digna, seria e sem esnobar os adversários. Foi uma campanha limpa, com seus altos e baixos, claro! Porém, com mais altos que baixos. O torcedor do Timão mostrou que é o mais Fiel do Brasil e junto ao time desbravou os quatro cantos do país. A Segundona foi invadida por um “bando de loucos”, que encaravam cada jogo como mais um degrau de uma longa escada. E antes mesmo do fim do campeonato o Corinthians voltava para a elite do futebol brasileiro.

A torcida embalou o time ao som da música de Roberto Carlos (Eu voltei). Os corintianos diziam a todos os vendo – Ah! Como é gostoso ser corintiano – E para fechar com chave de ouro esse ano tão maravilhoso, a diretoria do Timão deu de presente de natal para o “Bando de Loucos”, o fenômeno, Ronaldo Nazário. O fenômeno mostrou que ainda está em alta no cenário mundial, pois a notícia de sua contratação pelo Corinthians percorreu o mundo, e fez com que milhares de camisas com o seu nome fosse vendida em apenas um dia na loja oficial do Timão em São Paulo. A torcida prestigiou a apresentação, Ronaldo declarou ser mais um “louco” nesse “bando de loucos”.

No dia da apresentação oficial dos jogadores, lá estava ele na sala de musculação fazendo os exercícios. E o ano de 2009 para o Timão começou no dia 26 de dezembro de 2008. a esperança da torcida é que o ano de 2009 seja repleto de títulos para o Timão, e como dizem por ai – Sonhar não custa nada – E ainda temos que falar nos dois novos reforços apresentados pelo Corinthians: Túlio e Jorge Henrique, que prometem arrebentar no time do Parque São Jorge.

O futebol promete no ano de 2009 e nove, e nós aqui estaremos atentos para informar aos nossos leitores todas as informações sobre o mundo da bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário